Recentemente, os ventos da especulação sopram forte aqui entre os moradores de Catingal. Dizem por aí que uma grande multinacional está de olho na estrada que liga essas duas localidades, com planos audaciosos de asfaltá-la. Mas, será que é só conversa fiada ou há algo de concreto nesse asfalto?
Lembra daquela época em que as estradas de cacau e café eram o ‘must-have’ das grandes empresas? Pois é, parece que a moda pode estar voltando, mas agora com um olhar moderno. Se esse asfalto realmente sair do papel, vai cumprir uma profecia antiga dos fundadores da igreja de Catingal, que estrategicamente construíram a fachada voltada para essa mesma estrada. E não é para menos, afinal, antigamente essa era a rota principal para o arraial, quando Catingal era um território de Vitória da Conquista.
Imagina só, se a estrada para Catingal ficar tinindo antes daquela para Manoel Vitorino? Aí, meus amigos, os tempos podem mudar de vez. Catingal vai virar a bola da vez, com vista privilegiada para Bom Jesus, Poções e até Vitória da Conquista. Quem diria que uma simples estrada poderia mudar tanto o mapa econômico de Manoel Vitorino?
Então, enquanto o poder público dorme no ponto, a esperança está na iniciativa privada. Quem sabe eles não trazem um golaço para nossa região? É isso que a gente espera, naquele papo descontraído depois do baba ou nas partidas de dominó na calçada.
E aí, o que você acha dessa prosa? Será que o asfalto vai dar o que falar ou é só mais um boato rodando por aí?