A Região da Onça, no município de Manoel Vitorino-BA, será palco de um dos maiores eventos voltados ao fortalecimento do campo: a IV Feira da Agropecuária e Agricultura Familiar, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de maio.
Com uma programação diversificada, a feira promete reunir produtores, cavaleiros, instituições financeiras, técnicos e o público em geral para três dias de muito conhecimento, negócios, cultura e entretenimento.
Sexta-feira, 2 de maio:
O evento começa às 08h30 com café da manhã e uma apresentação cultural. A partir das 09h30, será realizada a abertura oficial, seguida de uma palestra sobre empoderamento e empreendedorismo das mulheres camponesas. Ao longo do dia, haverá diversas palestras técnicas, como:
- Financiamento e linhas de crédito com o Banco do Nordeste;
- Sanidade animal e vegetal, com a ADAB;
- Sistemas agroflorestais.
À tarde, as rodadas de negócios da agricultura familiar e agropecuária movimentam o espaço, além de exposição de produtos de grupos produtivos parceiros do ISFA e um momento cultural. Às 15h acontece um bingo, e a programação segue até às 20h com mais rodadas de negócios.
Sábado, 3 de maio:
A programação técnica segue com uma oficina sobre eficiência na produção de leite e boas práticas, além de palestras e rodadas de negócios. Destaque para a palestra “Potencial produtivo e perspectiva da bovinocultura de leite” às 11h.
A partir das 11h30, começa a tradicional cavalgada, com concentração em Robério, chegada prevista para às 13h30 e sorteio de brindes para cavaleiros e amazonas. O sábado ainda conta com o bingo de um bezerro às 16h e um show de bandas às 17h.
Domingo, 4 de maio:
O encerramento será com o tradicional Poeirão de Marcha, que começa às 10h e contará com três corridas principais a partir das 14h. O encerramento oficial da feira está marcado para às 20h.
Organização e Parcerias
O evento é organizado por Carisvaldo, Marcelo e Leandro, com apoio do ISFA, CAR, Governo do Estado, Prefeitura de Manoel Vitorino e diversos parceiros da iniciativa privada e pública. Várias personalidades e lideranças locais também estão envolvidas, como vereadores, produtores e representantes de cooperativas.
A IV Feira promete ser um marco no calendário rural da região, promovendo o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da economia local e a valorização da cultura do campo.